"A Cada Garfada

Seu Destino Está

Sendo Determinado"

     Prof Gabriel de Carvalho

 



Gersal Caseiro (tempero)

Gersal Caseiro (tempero)

O gergelim potencializa o sabor do sal, evitando assim o consumo exagerado.

 

 Ingredientes:

 

  • 2 colheres (sopa) de semente de gergelim (encontrado de boa qualidade em casas de produtos naturais)
  • 1 pitadinha de sal (uma pitadinha mesmo: pegue só um pouquinho de sal entre os dedos)

 

Como fazer:

Colocar o gergelim em uma frigideira antiaderente e dar uma leve aquecida (até começar a pipocar) para liberar o óleo que contém nas sementes. Balançar a frigideira sobre o fogo enquanto aquece, para aquecer bem lentamente todos os grãos. Não precisa esperar estourar todas as sementes porque senão acaba queimando o óleo que contém nelas, destruindo todo o potencial nutritivo e funcional. É só dar mesmo uma leve aquecida.

Triturar no liquidificador. Dê uma leve inclinada no aparelho que triturará mais facilmente. O cheirinho que libera é delicioso. Abre o apetite.

Juntar a pitadinha de sal. 

Colocar no saleiro de mesa.

 

Observações:

É melhor usar a semente preta, mas talvez seja melhor começar com a semente clara para que a mudança do sal pelo gersal seja aceita mais facilmente. Se achar que vai ser muito difícil a troca, coloque o gersal em um saleiro de mesa que não seja transparente. Ao ser polvilhado não dá para perceber a diferença. Não é muito ético, mas acho que os fins justificam os meios.

Em bem pouco tempo você pode deixar de acrescentar a pitadinha de sal ao preparar o gersal. Apenas aqueça o gergelim e bata no liquidificador. Deixa de ser gersal, afinal gersal significa gergelim + sal, mas é uma boa troca!

Dica:

Coloque na mesa 2 vidrinhos: do gersal e da semente de gergelim.

Coloque também cebolinha ou salsinha picada em um potinho para que cada um acrescente o que desejar ao seu prato.